Salas de Departamentos
O Colégio Murakami organiza suas salas de aulas em departamentos, construindo espaços que dialogam com as áreas do conhecimento. Assim, os professores ficam fixos nas salas e os (as) estudantes se locomovem para seus estudos entre as disciplinas escolares.
Esta forma de organização escolar, adotada em diversos países como EUA e Finlândia, permite-nos menor tempo de acomodação disciplinar e abordagem temática, grandes fatores que consomem o tempo pedagógico das aulas e ainda viabiliza a efetiva monitoração para conservação física das salas e equipamentos, assim como o desenvolvimento da auto-organização e da responsabilidade dos (as) estudantes que ao chegarem ao colégio precisam se orientar, espacialmente, para cada atividade escolar.
Eletivas
Ao compreender e valorizar a diversidade que constitui os (as) estudantes do Ensino Médio e buscando construir estratégias para a consolidação de uma formação integral que vise o (a) estudante como um sujeito singular e plural, o Colégio Murakami organiza um bloco curricular composto por disciplinas optativas que trabalham os seus respectivos conteúdos de modo multi/inter/transdisciplinar.
Referência em Atendimento Pedagógico Personalizado
O Murakami detém de sua vasta experiência em cursos preparatórios para vestibulares o know-how do ensino personalizado, oferecendo aos (as) alunos (as) um projeto pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades, onde o ensino é caracterizado pela mediação entre o conhecimento e as múltiplas inteligências.
Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA/TDAH), Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Síndrome de Prader-Willi, Altas Habilidades/Superdotação, dentre outras especificidades, estão inseridos (as) na longa trajetória de acompanhamento pedagógico personalizado do Colégio Murakami, que reconhece na potencialidade de cada aluno (a) a base para desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem.
Educação 5.0
Enquanto muitos discutem sobre as possibilidades do ensino 4.0, o Colégio Murakami implementa o ensino 5.0, que procura tornar o aprendizado mais significativo, estimulando o voluntariado como ação-reflexão no processo de desenvolvimento responsável, consciente e transformador da cidadania.
As atividades práticas devem envolver trabalho coletivo, estimular criatividade, desenvolver empatia, obedecer a princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo. No ambiente maker, o aluno é colocado no centro de seu processo de aprendizado, na resolução de desafios. O colégio é o espaço e o lugar para a vivência do protagonismo juvenil e do trabalho colaborativo enquanto processo pedagógico de desenvolvimento humano.
Tecnologia Consciente
A inclusão digital faz parte da proposta pedagógica do Colégio Murakami. São disponibilizadas plataformas digitais aos estudantes, professores e equipe pedagógica como ferramenta de ensino tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e analítico-crítico. O Ipad é equipamento de uso diário de estudantes, promovendo o acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Projetos Pedagógicos
Conheça alguns dos nossos projetos pedagógicos:
Construindo o Kami
Neste projeto, os (as) estudantes formam comissões (Esporte, Lazer e Culturas/ Pedagógica/ Disciplinar) onde discutem problemáticas da nossa realidade escolar com representantes do corpo docente e da coordenação pedagógica em busca de solução e/ou organização/elaboração de novos projetos/estratégias/propostas. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que outorga como uma das finalidades da educação o “preparo para o exercício da cidadania” (Art. 2º), Luck (1998) caracteriza o trabalho escolar como “uma ação de caráter coletivo realizado a partir da participação conjunta e integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade escolar”. Isto posto, acreditamos que a experiência da vivência seja a melhor metodologia de ensino e de aprendizagem para alcançarmos tal desígnio.
Kami Social
Programa que organiza ações sociais com a participação dos (as) estudantes, buscando desenvolver nestes (as) um pensamento crítico e reflexivo sobre responsabilidade social e voluntariado, auxiliando na formação integral dos sujeitos ao possibilitar o desenvolvimento/potencialização da percepção, sensibilidade, flexibilização, capacidade de reflexão e interpretação da realidade social, autoestima, iniciativa e confiança em si mesmos, além da habilidade de conviver e trabalhar cooperativamente em grupo.
Kami Revisa
Programa de Revisão Geral em que são organizados aulões de revisão com foco nos conteúdos exigidos no ENEM e nos principais vestibulares.
Kami Prepara
Preparação para participação das Olimpíadas Científicas Brasileiras. Mais do que medalhas, prêmios e certificados de participação, as olimpíadas científicas proporcionam aos (as) estudantes novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Universidades importantes, como USP e UNICAMP, já reservam vagas para estudantes participantes de olimpíadas, realizando um processo seletivo específico para este público.