Metodologia

O Método

Ao compreender que a responsabilidade na construção do conhecimento é da escola, o Colégio Murakami ensina o (a) aluno (a) a “aprender a aprender”. O nosso método de ensino é um diferencial para quem busca experiências educacionais que vão além do tradicional aula/prova.

Com base na neuropsicopedagogia e nas múltiplas inteligências, nossa metodologia oportuniza o resgate dos déficits didáticos relativos ao processo de aprendizagem dos (as) estudantes. Para desenvolver e potencializar as habilidades dos (as) alunos (as) disponibilizamos de aulas de teórias e aulas de exercícios, construídas com metodologias ativas, suporte pedagógico através das ilhas de aprendizagens e plantões pedagógicos. O nosso processo avaliativo possui um olhar atento as formas de ingresso nas principais universidades e em diálogo constante com uma formação alternativa e inclusiva, propondo, além dos seminários e provas padrões com relatórios de engajamento, seminários, projetos e atividades diversificadas.

O Ipad é um instrumento de uso diário dos (as) estudantes e docentes no processo, juntamente com os materiais didáticos, disponibilizados em formatos impresso e digital, além das plataformas digitais educacionais.

Proposta Pedagógica

Conforme a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Ensino Médio deve propiciar aos (às) estudantes uma formação que os (as) possibilite “reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável”.

Ao seguir tais orientações da BNCC, nosso projeto pedagógico orienta-se para garantir a cada estudante uma formação que respeite e valorize as histórias de vida e experiências de cada sujeito, viabilizando a construção de seu projeto de vida, com reflexões críticas e éticas sobre estudos, o mundo do trabalho e escolhas de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Projeto Curricular

O currículo do Colégio Murakami divide-se em três trilhas, sendo:

Trilha Geral

Constituída pelos componentes curriculares comuns pela BNCC:

Áreas do Conhecimento

Linguagens e suas Tecnologias:
Gramática, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês, Redação

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
Geografia, Filosofia, História, Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Biologia, Física e Química

Matemática e suas Tecnologias:
Matemática

Trilha Específica

Composta por tutorias de diferentes áreas com o intuito de desenvolver e/ou potencializar habilidade ou ainda para nivelar o conhecimento do (a) aluno (a) nas matérias em que tem mais dificuldades.

Tutorias

Feedback personalizado de Redação;
Leitura e Interpretação de Texto;
Matemática Básica;
Metodologia do Estudo e da Pesquisa

Trilha Eletiva

Formada pelas disciplinas optativas e pelas disciplinas esportivas, que buscam levar os (as) estudantes não apenas à prática de atividades físicas, mas também a uma consciência corporal e reflexão sobre saúde e bem-estar.

Disciplinas Optativas

Libras, Maker, Educação Financeira, Fotografia, Desenho, Cine debate: Atualidades, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, História da Arte, Audiovisual, Teatro, Vôlei, Handbol, Futebol, Futsal, Karatê, Pilates, Espanhol, Public Speaking, Juventude Empreendedora

Trilha para o Sucesso

Os conteúdos referentes ao Ensino Médio são trabalhados regularmente através dos componentes curriculares da Trilha Geral das 1ª e 2ª séries, sendo a 3ª série uma revisão geral desses conteúdos com foco no ENEM e principais vestibulares.