O Método
Ao compreender que a responsabilidade na construção do conhecimento é da escola, o Colégio Murakami ensina o (a) aluno (a) a “aprender a aprender”. O nosso método de ensino é um diferencial para quem busca experiências educacionais que vão além do tradicional aula/prova.
Com base na neuropsicopedagogia e nas múltiplas inteligências, nossa metodologia oportuniza o resgate dos déficits didáticos relativos ao processo de aprendizagem dos (as) estudantes. Para desenvolver e potencializar as habilidades dos (as) alunos (as) disponibilizamos de aulas de teórias e aulas de exercícios, construídas com metodologias ativas, suporte pedagógico através das ilhas de aprendizagens e plantões pedagógicos. O nosso processo avaliativo possui um olhar atento as formas de ingresso nas principais universidades e em diálogo constante com uma formação alternativa e inclusiva, propondo, além dos seminários e provas padrões com relatórios de engajamento, seminários, projetos e atividades diversificadas.
O Ipad é um instrumento de uso diário dos (as) estudantes e docentes no processo, juntamente com os materiais didáticos, disponibilizados em formatos impresso e digital, além das plataformas digitais educacionais.
Proposta Pedagógica
Conforme a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Ensino Médio deve propiciar aos (às) estudantes uma formação que os (as) possibilite “reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável”.
Ao seguir tais orientações da BNCC, nosso projeto pedagógico orienta-se para garantir a cada estudante uma formação que respeite e valorize as histórias de vida e experiências de cada sujeito, viabilizando a construção de seu projeto de vida, com reflexões críticas e éticas sobre estudos, o mundo do trabalho e escolhas de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.
Projeto Curricular
O currículo do Colégio Murakami divide-se em três trilhas, sendo:
Trilha Geral
Constituída pelos componentes curriculares comuns pela BNCC:
Áreas do Conhecimento
Linguagens e suas Tecnologias:
Gramática, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês, Redação
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
Geografia, Filosofia, História, Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Biologia, Física e Química
Matemática e suas Tecnologias:
Matemática
Trilha Específica
Composta por tutorias de diferentes áreas com o intuito de desenvolver e/ou potencializar habilidade ou ainda para nivelar o conhecimento do (a) aluno (a) nas matérias em que tem mais dificuldades.
Tutorias
Feedback personalizado de Redação;
Leitura e Interpretação de Texto;
Matemática Básica;
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
Trilha Eletiva
Formada pelas disciplinas optativas e pelas disciplinas esportivas, que buscam levar os (as) estudantes não apenas à prática de atividades físicas, mas também a uma consciência corporal e reflexão sobre saúde e bem-estar.
Disciplinas Optativas
Libras, Maker, Educação Financeira, Fotografia, Desenho, Cine debate: Atualidades, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, História da Arte, Audiovisual, Teatro, Vôlei, Handbol, Futebol, Futsal, Karatê, Pilates, Espanhol, Public Speaking, Juventude Empreendedora
Trilha para o Sucesso
Os conteúdos referentes ao Ensino Médio são trabalhados regularmente através dos componentes curriculares da Trilha Geral das 1ª e 2ª séries, sendo a 3ª série uma revisão geral desses conteúdos com foco no ENEM e principais vestibulares.