O dia 9 de março passou a ser um marco para a educação recifense e para a nossa instituição. O Colégio Murakami e a Escola de Inglês anexa à Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, Guangzhou, na China, firmaram um Acordo de Geminação entre as duas instituições. Apesar estarmos separadas por um vasto oceano, acreditamos no poder do saber e da educação. A vice-prefeita da cidade do Recife, Isabela de Roldão, acompanhou a solenidade que contou ainda com a presença virtual de Yan Yuqing, cônsul Geral da China no Recife. Depois de um intercâmbio cultural realizado remotamente entre fevereiro e março de 2021, entendemos que a parceria poderia render ainda mais frutos, já que a educação é uma premissa básica para qualquer país que busque o desenvolvimento. “Queremos estabelecer uma longa cooperação de aprendizagem mútua. Mesmo separados fisicamente acreditamos que temos muito a contribuir”, discursou o reitor da Escola de Guangzhou.
Já o nosso diretor, prof. Carlos Murakami, destacou que em tempos de pandemia e de crise as relações precisam ser fortalecidas. “Com a pandemia do novo coronavírus não seria diferente. Cidadãos de Recife e da cidade-irmã Guangzhou se mobilizaram para ajudar uns aos outros, por meio do envio de equipamentos de proteção. A solidariedade e a cooperação também salvam vidas”, destacou nosso querido prof. Murakami. Mas o diretor da escola recifense fez questão de ressaltar nossa tradição na formação dos (as) nossos (as) alunos (as) que ultrapassam as questões pedagógicas. “Na sua origem, o Colégio Murakami possui tradição na formação de cidadãos global, estudantes que se identificam como parte de uma comunidade global, cujos seus conhecimentos e habilidades contribuem de forma cidadã, para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade global. A internacionalização educativa e a valorização da diversidade cultural são premissas que devem servir de base para cooperação e intercâmbio de uma educação e uma cultura internacional. Na busca da alta qualidade em educação e da excelência acadêmica, necessitaremos desenvolver plataformas colaborativas de inovação”.
A vice-prefeita comemorou o intercâmbio entre as instituições e que chamou de projeto fantástico entre as cidades irmãs. “Que esse intercâmbio seja mais forte e mais presente para as duas cidades”, comentou Isabela de Roldão. A cônsul geral também fez questão de lembrar que nem mesmo a pandemia foi capaz de impedir essa união. “As escolas venceram grandes dificuldades na pandemia e estão aqui firmes, com uma amizade semeada e isso será apenas o começo. A cooperação será grande”, celebrou Yan, que lembrou que a Escola de Inglês anexa à Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão é conhecida pela formação de diplomatas no mundo inteiro. “Talvez existam futuros diplomatas nessa parceria”, completou a cônsul.