Após saírem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) milhares de estudantes voltam a atenção para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas vocês sabem o que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa totalmente gratuito, no qual os alunos podem se inscrever sem pagar nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades pois ele irá ingressar em uma instituição de ensino pública. Ao contrário de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como Educa Mais Brasil ou Prouni, mas oferece oportunidades de ingresso em instituições públicas de ensino superior. Por meio do Sisu, os candidatos podem buscar uma vaga em universidades e escolas técnicas por meio dos resultados obtidos no Enem.

Para se inscrever no Sisu, faz-se necessário que o aluno tenha participado da última edição do Enem, ou seja, da aplicação do exame do ano anterior em questão, e não tenha zerado a redação. Os candidatos podem se inscrever a vagas em instituições de ensino superior a partir dos resultados dos exames. Para se candidatar, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição do Enem e selecionar até duas opções de vagas oferecidas pelas instituições participantes em ordem de prioridade.

Durante o período de inscrições, o Sisu utiliza, diariamente, a modalidade de concorrência para calcular a nota de corte de cada curso com base nas vagas disponíveis e no total de inscritos para o curso. Além disso, os candidatos também podem consultar a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ela é calculada com base na pontuação dos candidatos participantes na mesma opção e serve apenas como referência. A lista dos candidatos selecionados só será divulgada ao final do período de inscrições.

Todas as universidades federais, faculdades federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação técnica participantes do Sisu reservarão pelo menos 50% de suas vagas para alunos do ensino médio matriculados em escolas públicas, de acordo com o disposto na Lei de Cotas promulgada em 2012. Existem algumas instituições participantes no Sisu, que também oferecem vagas para políticas afirmativas próprias. Portanto, em alguns cursos, pode haver três tipos de competição: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas dada instituição. Os candidatos devem escolher uma dessas modalidades com base em seus dados pessoais no momento da inscrição.

Vale lembrar que se o aluno estiver classificado em sua segunda opção, ele não terá mais a oportunidade de entrar na lista de espera da primeira opção. Somente quando o aluno for reprovado em uma dessas duas opções poderá escolher a lista de espera que deseja ingressar, ou seja, o primeiro ou o segundo curso. Após a conclusão do processo do Sisu, o aluno interessado na lista de espera deve ficar atento às chamadas no siteda universidade que deseja cursar.

Sendo aprovado, é importante ficar atento aos documentos para matrícula na instituição de ensino, nesse caso, o sistema Sisu irá sinalizar no momento da inscrição.

Fonte:
https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/sisu-2021-inscricoes-encerram-nesta-quarta-14/
https://www.educamaisbrasil.com.br/programas-do-governo/sisu